Depois que a professora pede que os alunos narrem algo de sua imaginação, Bebel (Bebel Mendonça) resolve que quer fazer um filme. Ela pede a seu pai (Rodrigo Scarpelli), que é cineasta, uma câmera, e ele a princípio, recusa, mas logo se convence da boa vontade da menina, e autoriza.

Bebel então, começa a entender a história do cinema, conforme faz seu próprio filme.

A tarefa de Bebel

A trama de Um Filme de Cinema começa de maneira bem singela, a professora de Bebel, uma menina de uns nove anos, pede que os alunos narrem algo que tenham imaginado. Bebel então, resolve que vai juntar um grupo de coleguinhas e fazer um filme.

Bebel

A menina já é intima da atividade do cinema, já que seu pai é cineasta, então, ela pede ao pai uma câmera. Ele inicialmente não empresta, mas logo percebe o interessa da menina e lhe empresta a câmera e mais tarde, começa a ajudá-la no seu filme.

A questão é que o pai anda com um bloqueio, ele está preso em um filme que não consegue terminar, e como começa a se interessar pelo filme da filha, seu trabalho vai ficando cada vez mais para trás.

Mas Um Filme de Cinema não é só sobre isso, é também sobre a percepção do pai do interesse e talvez, do talento da filha, são as várias pessoas e as vidas dessas pessoas que Bebel conhece enquanto faz seu filme e é, acima de tudo, um filme sobre cinema.

O longa é uma aula de cinema

O cinema

Um Filme de Cinema começa quando Bebel resolve que vai começar a gravar um filme para um trabalho da escola e incialmente, a menina tem a ideia de fazer um filme que mistura uma série de gêneros cinematográficos, como o terror, ficção científica e comédia, mas logo, ela passa a fazer um passeio pela história do cinema.

O pai e o avó de Bebel percebem que ela está muito interessada no assunto, e começam a falar sobre cinema com ela e com isso, a audiência também vai aprendendo. Muita coisa é dita, mas o longa também mostra muita coisa, ele replica algumas cenas de filmes famosos, como O Mágico de Oz e uma referência ao Charles Chaplin.

A ideia é instigante porque ao mesmo tempo que Bebel aprende sobre cinema e sua história, o telespectador, que muitas vezes, será uma criança, também aprende.

Um Filme de Cinema faz várias referências a outros filmes famosos

Elementos técnicos

Um Filme de Cinema é uma produção simples, mas o roteiro não exige que seja muito complexo. O filme tem poucos cenários, e poucos personagens, além disso, o longa usa muito da cidade.

A produção se sai muito bem refazendo cenas de filmes famosos, que são perfeitamente identificáveis, e que ao mesmo tempo, passam uma mensagem nova, diferente, que se encaixa na trama de Bebel e de seus familiares.

O elenco também se sai bem, Bebel Mendonça é ótima, a personagem também é muito carismática e a plateia rapidamente gosta dela.

A produção é simples, mas bem-feita

Um Filme de Cinema é um filme bonitinho, voltado para o público infantil, a ideia é falar sobre cinema para crianças e ele se sai bem justamente porque consegue falar a língua de seu público-alvo, a produção não é literalmente uma aula de cinema, mas fala sobre o tema de uma maneira compreensível e divertida, que é seu grande mérito.

Um Filme de Cinema chega aos cinemas no dia 5 de outubro.

Título no Brasil: Um Filme de Cinema

Título original: Um Filme de Cinema

Direção: Thiago B. Mendonça

Roteiro: Thiago B. Mendonça

Gênero: Ação, Aventura, Comédia

Ano: 2018

Duração: 1h 24min

Elenco: Bebel Mendonça, Isadora Mendonça, Rodrigo Scarpelli, Eugênia Cecchini, Antonio Petrin

Distribuição: Embaúba Filmes

Deixe um comentário

Resenhas