Listas, livros

10 livros de Stephen King que você deveria ler

Stephen King nasceu em 21 de Setembro de 1947, em Portland, no Maine. Ele publicou seu primeiro livro em 1974, e em 1976, ele já foi adaptado para o cinema. Desde então, ele já escreveu mais 78 livros e já foi adaptado para o cinema e para a televisão mais de 50 vezes. Só esse ano, duas adaptações de suas obras viraram filmes(A Torre Negra e It-A Coisa) e um conto seu foi adaptado para a TV(O Nevoeiro).

King é conhecido como o rei do horror, e ele mesmo admite que suas maiores influências foram H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Ray Bradbury, ele não gosta de ser considerado um escritor de gênero, e quando você conhece a obra completa dele, você percebe que apesar da fama, ele transita com bastante freqüência por outros gêneros.

Eu venho lendo Stephen King a 15 anos e apesar de eu não ter lido todos os livros dele (78, né?), eu li uma quantidade razoável para fazer o meu próprio Top 10

1- A Coisa, 1986: O primeiro lugar, claro, tinha que ficar para a obra prima de King, A Coisa, que narra a história de 7 amigos, lutando contra um monstro que se alimenta de crianças e aterroriza a cidade de Derry. Longe de ser um livro cheio de sangue, A Coisa fala sobre amizade, amor, preconceito, bullying e principalmente sobre os medos da infância e como eles podem nos marcar por toda a vida.

Quem quiser conhecer mais sobre a obra, pode ler o texto que eu escrevi sobre o livro: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2017/09/01/primeiro-post-do-blog/

A Coisa foi adaptada duas vezes, nos anos 90, em uma minissérie para a televisão com o nome de It- Uma Obra Prima do medo e agora em 2017, com It- A Coisa.

2- Sobre a Escrita, 2000: O único livro de não ficção a entrar na minha lista, Sobre a Escrita é uma mistura de auto biografia com manual de escrita. No livro, King nos conta fatos da vida dele que muitas vezes serviram de inspiração para histórias que ele escreveria muitos anos depois e dá dicas interessantíssimas sobre como escrever, o que escrever e porque escrever.

3- Misery- Louca Obsessão, 1987(Nas edições antigas, o livro se chama Angústia):  Em Misery, nos conhecemos a história de Paul Sheldon, um escritor de livros de banca, que sofre um acidente de carro um pouco antes do último livro da sua série mais famosa ser publicado. Ele é resgatado por uma mulher solitária que por coincidência, também é sua “fã numero 1”, que a partir desse momento decide “cuidar” de Paul.

Além de deixar bem claro o que o próprio King pensa sobre a fama(King é tão avesso ao culto a celebridade que raramente autografa livros fora dos lançamentos), o livro fala sobre solidão e obsessão, que deixa o leitor com os nervos a flor da pele do começo ao fim.

Misery ganhou uma ótima adaptação para o cinema em 1990, com James Caan e Kathy Bates, que inclusive ganhou um Oscar de melhor atriz por sua atuação e é considerada, pelo próprio King,  a melhor vilã de todas as adaptações de suas obras.

4- Carrie, A Estranha, 1974: O primeiro livro de King foi escrito inicialmente como um conto e logo depois jogado no lixo pelo próprio King, sua esposa, Tabitha achou o manuscrito e o convenceu a desenvolve-lo.

Carrie, A Estranha conta a história de Carrie White, uma colegial que é hostilizada na escola e em casa tem que lidar como uma mãe extremante religiosa, mas Carrie vem descobrindo coisas novas sobre si mesma recentemente, que podem levar a uma tragédia.

O livro fala sobre um tema que é recorrente nas obras de King: O Bullying e te apresenta uma personagem de King que poderia ser uma vilã, mas que todo mundo acaba se afeiçoando, além disso, o livro tem muitas personagens femininas e nenhuma é estereotipada, o livro é narrado, exclusivamente do ponto de vista feminino.

A famosa cena do sangue de porco já foi copiada a exaustão, mas oficialmente, Carrie tem 3 adaptações para o cinema: Carrie, de 1976, de Brian de Palma, que é uma das melhores adaptações de King, um versão para a televisão de 2002 e um filme estrelado por Chloë Grace Moretz, de 2013, além de uma continuação do primeiro filme de 1999, chamado a Maldição de Carrie.

5- À Espera de um Milagre, 1996: Um dos casos de livros do King que não se encaixam na categoria de terror, o livro conta a história de Paul, chefe de policia encarregado do corredor da morte, nos anos 30. Um dia chega a prisão um negro alto e misterioso chamado John Coffey, acusado de estuprar e matar duas garotinhas. Conforme Paul vai conhecendo John Coffey, o leitor é jogado em uma história cheias de elementos mágicos e sobrenaturais, mas que beira mais ao drama do que ao terror. À Espera de um Milagre é um dos livros mais emocionantes que eu li e fala sobre temas como racismo e preconceito, além de ter alguns dos personagens mais cativantes das obras do King.

Embora ele tenha sido lançando originalmente em seis capítulos, hoje em dia se encontra facilmente uma edição com todo o conteúdo.

Esse livro foi adaptado para o cinema em 1999, com Tom Hanks e Michael Clarke Duncan nos papéis principais. O filme é até mais conhecido que o livro é um daqueles casos que as pessoas sempre perguntam “mas é do Stephen King mesmo? Nem é de terror” quando ficam sabendo que ele é baseado em um livro do King.

6- Quatro Estações, 1982: Outro exemplo de livro que não é de terror, Quatro Estações é um livro com quatro contos, cada um representando uma estação do ano.

O primeiro conto narra a história de um homem condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa, que está cumprindo pena em Shawshank. O segundo conto, o Aluno Inteligente, é um terror psicológico sobre um garoto obcecado por história nazista, que descobre que um dos seus vizinhos é um ex- oficial da SS. No terceiro conto, King conta a história de quatro amigos que resolvem ir procurar um garoto desaparecido. Esse conto tem um clima muito parecido com o clima de A Coisa e é baseado em acontecimentos da infância do próprio King.

O ultimo conto, O método Respiratório é o conto mais bizarro do livro, e conta a história de uma mulher que está dando a luz, de uma maneira um tanto inusitada.

Dos quatro contos presentes em Quatro Estações, três viraram filmes(e existe um boato sobre a adaptação do ultimo conto, O Método Respiratório): Um Sonho de Liberdade, de 1994, inspirado no primeiro conto, O Aprendiz, de 1998, inspirado em O Aluno Inteligente e Conta Comigo, de 1986, um queridinho da sessão da tarde que a maioria das pessoas nem sabe que é baseado em um livro de Stephen King.

7- Novembro de 63, 2011: Um livro que se encaixa mais no gênero da fantasia do que do terror, Novembro de 63 conta a história de um homem que descobre um jeito de voltar para os anos 60 e impedir o assassinato do presidente Kennedy.

Recheado de referências musicais, o livro tem um clima que te faz se sentir nos anos 60, ele tem poucos toques sobrenaturais, mas deixa o leitor preso do começo ao fim. Também é interessante ver como King lida com fatos históricos e com personagens que existiram.

O livro ganhou uma adaptação para a TV, em 2016, com o nome de 11.22.63, com James Franco no papel principal.

8- O Cemitério, 1983: O Cemitério conta a história de um médico, Louis Creed, que vai morar com a sua família bem em frente a uma estrada. Logo nos primeiros dias, o gato da família, Church, é atropelado. Vendo a tristeza da filha de Loius, um vizinho apresenta o médico a um cemitério de animais nas redondezas onde o gato é enterrado. Depois de alguns dias, Church retorna a casa, como se nada tivesse acontecido, o único problema é que ele volta um pouco diferente…

O Cemitério é um dos livros mais sinistros de King, trata de temas pesados, como a morte e faz questionamentos a religião católica.

O Cemitério virou um filme tão sinistro quanto o livro, chamado O Cemitério Maldito, de 1989 e uma continuação, em 1992.

9- Tripulação de Esqueletos, 1985: Outro livro de contos, mas dessa vez com 21 contos. Nesse livro, King escreve sobre diversos assuntos como um macaquinho de brinquedo que cada vez que bate os pratos na sua mão, causa uma morte, um garoto que está cuidando da avó doente, um pai disposto a tudo para reencontrar o filho morto e um homem que conhece um atalho muito macabro.

O conto mais famoso de Tripulação de Esqueletos, O Nevoeiro conta a história de diversas pessoas que ficam presas em um supermercado com a chegada de um nevoeiro. Esse conto já foi adaptado duas vezes, em 2007, para o cinema e esse ano para a televisão. O conto vovó virou filme em 2014, e tem o nome de Mercy.

10- O Iluminado, 1977: Embora não seja um dos meus livros favoritos, não tem como negar que O Iluminado é a obra mais conhecida de King. O livro conta a história de Jack Torrence, um homem com histórico de alcoolismo e violência que depois de meses sem trabalho, consegue o emprego de zelador do hotel Overlook, em baixa temporada. Ele se muda com sua esposa e seu filho, que tem algumas habilidades psíquicas para o hotel. Para completar o quadro, o hotel tem um histórico de tragédias, que acabam influenciando o comportamento de Jack e perturbando seu filho.

Em 2013, o livro ganhou uma continuação chamada Doutor Sono, onde acompanhamos Danny, o filho de Jack já adulto.

O Iluminado foi adaptado por Stanley Kubrick para o cinema em 1980, com Jack Nicholson no, até hoje icônico, papel de Jack Torrance. King detestou o filme. Em 1997, ele mesmo supervisionou a adaptação de uma minissérie, que é infinitivamente mais fiel ao livro, mas não é tão boa quanto o filme de Kubrick.

Crédito da imagem: http://www.comunidadeculturaearte.com/a-vida-obra-e-sucesso-de-stephen-king/

2 comentários em “10 livros de Stephen King que você deveria ler”

  1. IT ✓ (livro, minissérie e filme novo) Adoro!
    Sobre a Escrita (ainda não)
    Misery ✓ (livro e filme) Muito bom!
    Carrie, A Estranha ✓ (livro, filme, filme, filme e filme!) Adoro!
    À Espera de um Milagre (só filme, o livro está aguardando na prateleira)
    Quatro Estações ✓ (livro e filmes! E confesso que imaginei um filme lendo o último conto, mesmo ele sendo tão esquisito… vamos aguardar!) Adoro!
    Novembro de 63 ✓ (livro e série) Sensacional!
    Tripulação de Esqueletos (livro aguardando para ser lido, mas já assisti o filme e a série do Nevoeiro!)
    O Iluminado ✓ (livro, filme, série, continuação do livro) Adoro!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s