filmes, Listas

10 Filmes musicais com personagens LGBTQIA+

1-Cabaret (1972): Inspirado no musical, que por sua vez é inspirado no livro Adeus a Berlim, de Christopher Isherwood, Cabaret se passa no período pré-segunda guerra mundial, em Berlim e acompanha o escritor inglês Brian (Michael York) que chega a cidade em busca de algo que não tem na Inglaterra, lá ele conhece Sally Bowles (Liza Minnelli), uma americana que deseja ser atriz, mas que por enquanto, só trabalha como dançarina em um cabaret chamado The Kit Kat Club.

Altamente inspirado na vida do próprio Isherwood, que era homossexual, mas só conseguiu se assumir depois que se mudou para Berlim, Cabaret fala não só sobre a sexualidade de Brian, mas também sobre o avanço do partido nazista na Alemanha e sobre os perigos de relativizar o autoritarismo.

Direção: Bob Fosse

Elenco: Liza Minnelli, Joel Grey, Michael York, Marisa Berenson, Helmut Griem

musicais-lgbtqia+01

2-Across the Universe (2007): Jude (Jim Sturgess) vive em Liverpool com a sua mãe, mas resolve ir atrás do seu pai, que supostamente vive nos Estados Unidos. Chegando lá, ele conhece Max (Joe Anderson) e se apaixona por Lucy (Evan Rachel Wood), a irmã mais nova de Max.

Across The Universe tem uma premissa simples, mas o que chama atenção no filme é o fato de que a sua trilha sonora é inteiramente composta por músicas dos Beatles e que o musical tem uma série de referências a banda inglesa, como por exemplo, os nomes dos seus personagens.

O filme tem uma personagem lésbica entre os protagonistas, Prudence (T.V. Carpio), que faz parte do grupo de amigos de Jude, Lucy e Max e está apaixonada por Sadie (Dana Fuchs).

Direção: Julie Taymor

Elenco: Jim Sturgess, Evan Rachel Wood, Joe Anderson, Dana Fuchs, T.V. Carpio

musicais-lgbtqia+02

3- Hair (1979): Hair acompanha Claude (John Savage), que chega a Nova York determinado a se alistas na guerra do Vietnã, mas logo conhece um grupo de hippies liderados por Berger (Treat Williams), que tentam o convencer a ficar e lutar pela paz.

Nenhum dos personagens de Hair é abertamente LGBTQIA+, mas em determinado momento do filme, Woof (Donnie Dacus) é perguntado se ele é gay, ao que ele responde que “não expulsaria Mick Jagger” da sua cama.

Direção: Milos Forman

Elenco: Treat Williams, John Savage, Beverly D’Angelo, Annie Golden, Dorsey Wright

musicais-lgbtqia+03

4- Velvet Goldmine (1998): Arthur Stuart (Christian Bale) é um jornalista que resolve fazer uma reportagem sobre o suposto assassinato de Brian Slade (Jonathan Rhys Meyers), um famoso rockstar dos anos 70, que depois de uma fama meteórica, levou um tiro no palco. O próprio Arthur era um grande fã de Slade e de Curt Wilde (Ewan McGregor), um dos namorados de Slade.

Velvet Goldmine fala sobre o glam rock e tinha como intenção ser uma cinebiografia de David Bowie, mas como o músico nunca autorizou o uso de seu nome – ou da música que dá nome ao filme – o diretor Todd Haynes mudou o nome dos seus personagens.

A trama e a estética do filme, no entanto, fazem com que seja impossível não pensar em Bowie e o filme tem uma série de personagens bissexuais, entre eles o próprio Slade e sua esposa, Mandy (Toni Collette) e personagens homossexuais, como Wilde e Arthur.

Direção: Todd Haynes

Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Ewan McGregor, Christian Bale, Toni Collette, Eddie Izzard

musicais-lgbtqia+04

5- Canções de Amor (2007): Ismaël (Louis Garrel) e Julie (Ludivine Sagnier) moram juntos e estão envolvidos em uma relação à três com Alice (Clotilde Hesme), quando Julie morre repentinamente.

No meio do luto, da amizade com Alice e da convivência com a família de Julie, que já considera Ismaël como um membro, ele conhece Erwann (Grégoire Leprince-Ringuet), por quem desenvolve um tipo de sentimento que ele mesmo não consegue entender muito bem.

Completamente diferente dos musicais com grandes números e performances luxuosas, Canções de Amor apresenta números musicais simples, com performances no meio de Paris e fala de temas muito reais e atuais.

Os personagens não definem suas sexualidades e o filme fala exatamente sobre isso: amar, não importa quem, nem qual é o gênero dessa pessoa.

Direção: Christophe Honoré

Elenco: Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Clotilde Hesme, Chiara Mastroianni, Grégoire Leprince-Ringuet

musicais-lgbtqia+05

6- Hedwig – Rock, Amor e Traição (2001): Hedwig – Rock, Amor e Traição é inspirado no musical off- Broadway Hedwig e conta a história de Hedwig (John Cameron Mitchell), que nasceu Hansel, na Alemanha oriental e que deseja ser um grande cantor.

Hansel então, conhece Luther Robinson (Maurice Dean Wint), um americano que promete que vai tira-lo da Alemanha oriental, mas que para isso, ele precisa fazer uma cirurgia de mudança de sexo, para que os dois possam se casar e é assim que Hansel vira Hedwig.

Quando chega nos Estados Unidos, Hedwig se apaixona por Tommy Gnosis (Michael Pitt), o que vai mudar toda a sua vida.

Hedwig- Rock, Amor e Traição tem não só personagens homossexuais, como também drag queens e transgêneros (embora na época do filme, ainda não se falasse sobre isso).

Direção: John Cameron Mitchell

Elenco: John Cameron Mitchell, Stephen Trask, Miriam Shor, Michael Pitt, Andrea Martin

musicais-lgbtqia+06

7- Fama (1980): Fama acompanha uma série de jovens estudantes da High School of Performing Arts, uma faculdade especializada em artes.

Acompanhamos atrizes, atores, cantoras, dançarinas de várias raças e heretariadade diferentes e um dos personagens Montgomery (Paul Crane) se assume gay em determinado momento do filme.

Fama ganhou um remake em 2009, e o filme perdeu a grande chance de dar ainda mais profundidade a um personagem LGBTQIA+, o que é um absurdo, já que o original fez isso – talvez não com muita profundidade – em 1980.

Direção: Alan Parker

Elenco: Irene Cara, Debbie Allen, Gene Anthony Ray, Lee Curreri, Paul McCrane

musicais-lgbtqia+07

8 – Rent – Os Boêmios (2005): Ambientado no final dos anos 80, Rent – Os Boêmios acompanha um grupo de amigos artistas, que vivem no East Village, em Nova York. O musical aborda questões como sexualidade, dificuldades financeiras e a luta contra a AIDS.

Rent – Os Boêmios é um musical com muita diversidade, não só em termos de orientação sexual, mas também em questões raciais e sociais. Ele tem personagens brancos, negros, judeus, mestiços e latinos e é quase possível ilustrar a sigla LGBTQIA+ só com os membros do grupo, já que temos bissexuais, homossexuais (homens e mulheres) e uma drag queen.

Direção: Chris Columbus

Elenco: Idina Menzel, Taye Diggs, Adam Pascal, Wilson Jermaine Heredia, Jesse L. Martin

musicais-lgbtqia+08

9- Rocketman (2019): Rocketman é a cinebiografia do cantor Elton John (interpretado no filme por Taron Egerton). A trilha sonora é inteiramente composta por músicas do cantor e elas se relacionam com a vida do protagonista.

O filme é bem honesto em relação a sexualidade do cantor e sobre sua relação com John Reid (Richard Madden).

Direção: Dexter Fletcher

Elenco: Taron Egerton, Richard Madden, Bryce Dallas Howard, Jamie Bell, Steven Mackintosh

musicais-lgbtqia+09

 10- Rocky Horror Picture Show (1975): O casal de namorados Brad (Barry Bostwick) e Jane (Susan Sarandon) tem problemas com seu carro em meio a uma tempestade e acaba no castelo do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry).

Sem ter como sair dali, eles resolvem passar a noite e são expostos aos tipos mais esdrúxulos de personagens como as empregadas Magenta (Patricia Quinn) e Columbia (Nell Campbell) e Rocky (Peter Hinwood), o homem perfeito que está sendo construído por Frank-N-Furter.

The Rocky Horror Picture Show não restringe seus personagens a nenhuma sexualidade em especifico, mas parece querer falar sobre o amor e o sexo sem rótulos. Frank-N-Furter se define como “um doce travesti da transsexual, Transylvania” e demonstra interesse tanto por Jane, quanto por Brad (e por Rocky) e o mesmo acontece com os outros membros do castelo, e mais tarde, com o casal de protagonistas, que acaba envolvido naquela aura.

Direção: Jim Sharman

Elenco: Tim Curry, Richard O’Brien, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Meat Loaf

musicais-lgbtqia+10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s