Na madrugada depois do dia das bruxas de 1988, quatro entregadoras de jornal se encontram e se tornam amigas, enquanto descobrem uma história incrível.
Paper Girls Vol. 1 é o primeiro volume da série e por isso tem a função de apresentar seus personagens. A graphic novel faz isso de maneira rápida, quando as meninas se encontram pela primeira vez. Pouco sabemos sobre as famílias e os passados dessas meninas, mas pelos diálogos, conseguimos entender um pouco de quem elas são e de como são diferentes entre si. É interessante também que as meninas tenham ancestralidade e sexualidades diferentes.
Também fica claro que as meninas são amigas e que como entregam jornais de madrugada, elas andam juntas para protegerem uma a outra. Só no primeiro volume, as meninas enfrentam dois perigos quase de uma vez só.
Paper Girls se passa nos anos 80 e tem aquela vibe bem típica dos filmes da época. A ideia das quatro meninas, andando de bicicleta pela cidade, enquanto se deparam com histórias estranhas lembra muito filmes como Conta Comigo e Os Goonies e já foram reprisadas em obras atuais que se passam na década de 80, como Stranger Things e It – A Coisa.
A trama do primeiro volume é bem interessante, mas o volume é bem curtinho e por isso, o leitor não fica sabendo muita coisa, e a edição acaba assim que as meninas se deparam com o grande acontecimento da trama, o que claro, deixa um gancho para que o leitor queira prosseguir com a leitura do segundo volume.
Essa é na realidade, a única frustração do volume 1, o leitor é estimulado a acompanhar a história e recebe vários detalhes, que só serão desvendados e explicados nos próximos volumes. Mas é claro que esse não é um problema, uma vez que prova que Paper Girls é de fato instigante.
Os desenhos são escuros, pelo menos nesse volume, que se passa inteiramente durante a madrugada, o que atrapalha um pouco a leitura. As cores não são chamativas e isso desestimula um pouco o leitor.
Mesmo assim, a trama é interessante e o primeiro volume bem curtinho, por isso, a leitura é rápida e prazerosa.
Embora não entregue muito, Paper Girls Vol. 1 é uma boa introdução a história, que deixa o leitor curioso e interessado.
Título no Brasil: Paper Girls Vol. 1
Título original: Paper Girls Vol. 1
Autor: Brian K. Vaughan
Ilustrador: Cliff Chiang
Gênero: Graphic Novel, Ficção cientifica
Editora: Devir Livraria
Ano de lançamento: 2015
Número de Páginas: 144