livros

Olá, Adeus e Tudo Mais, Jennifer E. Smith

“E agora, ela sabe, a única que resta aos dois e sair e encontrar mais histórias para contar, começar uma coleção novinha em folha de aventuras e memórias, mantê-las por perto, como os melhores dos suvenires, e, então, um dia, se tivessem muita sorte, encontrar uma maneira de leva-las de volta para casa”

Clare e Aidan são um casal de namorados, prestes a se formarem no colegial. Depois da escola, eles vão para faculdades diferentes, em cidades diferentes.

Na última noite em sua cidade natal, os dois vão refazer os momentos do relacionamento, enquanto decidem se devem continuar namorando a distância ou terminar tudo.

A sinopse de Olá, Adeus e Tudo Mais dá ao leitor a sensação de que estamos prestes a ler um romance açucarado, o fato do livro ser voltado para o público juvenil, aumenta essa ideia. Não é totalmente verdade.

Quando Olá, Adeus e Tudo Mais começa, Clare e Aidan enfrentam literalmente sua última noite de namoro, eles sabem que na manhã seguinte irão se separar, depois de alguns anos estando juntos quase que todos os dias, a dúvida que permanece entre os dois é se eles devem manter uma relação à distância ou terminar definitivamente, mesmo que eles ainda se gostem.

Por isso, Clare planejou uma noite onde os dois retornariam a todos lugares que foram importantes para o relacionamento dos dois. É assim que o leitor consegue entender como é e também como foi o relacionamento desses dois personagens, Olá, Adeus e Tudo Mais não tem nenhum flashback, mas nos mostra o que aconteceu no passado conforme eles chegam no lugar em questão e relembram ou conversam sobre o momento que tiveram ali.

Os dois vão, por exemplo, a escola, onde se conheceram, a pizzaria, onde tiveram o primeiro encontro e assim por diante. Ao mesmo tempo que acompanhamos o que acontece naquele momento – e os planos de Clare que nem sempre dão certo – também conhecemos o que aconteceu ali antes e porque o local é tão importante para os dois.

No entanto, embora Olá, Adeus e Tudo Mais soe como um romance meloso e em certas medidas se encaixe mesmo nesse gênero, ele está mais para um romance angustiado, uma vez que mesmo que os dois estejam revivendo momentos do passado, eles mantêm o tempo todo em mente a certeza de que logo estarão separados.

O casal ainda tem uma grande decisão a frente, o que torna a situação ainda mais dramática. Enquanto eles pensam que ainda se amam e não querem terminar, eles também imaginam que deve ser difícil manter um relacionamento a distância e que talvez, eles precisem ter outras experiências longe um do outro pela primeira vez.

Embora Olá, Adeus e Tudo Mais fale especificamente do possível fim do relacionamento, ele apresenta também as relações de amizades que os dois tem na sua cidade natal e de quem eles também terão que se separar. O livro se passa nos Estados Unidos e fala de um aspecto muito especifico da cultura americana, que é sair de casa e mudar de cidade quando se entra na faculdade, mas ainda é possível encontrar um reconhecimento, uma vez que a entrada na faculdade é um marco na maioria das culturas e que ao longo da vida é normal que nos afastemos de pessoas, mesmo que não necessariamente de relacionamentos românticos.

Olá, Adeus e Tudo Mais é um livro bonitinho, que apresenta um casal pelo qual é fácil torcer, mesmo que seja possível apontar que provavelmente os dias dos dois juntos estão contados, mas ele é mais do que só um romance adolescente bobinho, ele é mais um romance sobre crescimento e sobre as mudanças que muitas vezes são inevitáveis.

A trama do livro não é exatamente rebuscada e é sempre importante lembrar que ele é pensado para adolescentes, mas ele traz à tona assuntos sérios, que não dizem respeito só ao seu público alvo.

Além da relação de Clare e Aidan, Olá, Adeus e Tudo Mais também apresenta a relação desses dois personagens com outras pessoas, como seus pais e amigos. Tanto Clare, quanto Aidan precisam se despedir também de seus melhores amigos. A amizade de Clare e sua melhor amiga está abalada desde que o namoro com Aidan ficou mais sério e isso se reflete nos últimos momentos das duas juntas, Aidan por outro lado, vai para uma faculdade que seu pai não aprova, o que vem sendo um problema desde que ele recebeu sua carta de admissão.

A leitura de Olá, Adeus e Tudo Mais é rápida e fácil, e o livro é curto, o que ajuda. Além do mais, a trama prende o leitor, que logo se vê apegado aos personagens e quer saber como suas histórias vão se desenvolver.

Olá, Adeus e Tudo Mais é um livro para adolescentes, que apresenta uma história simples, mas que cumpre o seu papel, ao mesmo tempo, que tateia em assuntos um pouco mais adultos.

Título no Brasil: Olá, Adeus e Tudo Mais

Título Original: Hello, Goodbye, and Everything In Between

Autora: Jennifer E. Smith

Tradução: Alda Lima

Gênero: Romance, Young Adult

Ano de lançamento: 2015

Editora: Galera

Número de Páginas: 272

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s