livros, Quadrinhos

Heartstopper: Volume 1, Alice Oseman

Charlie Spring é um adolescente de quinze anos, assumidamente gay, que estuda em uma escola só para meninos, ele sofreu bullying assim que saiu do armário, mas agora já se acostumou com a situação.

Já Nick Nelson é um atleta popular, cheio de amigos. Os dois se conhecem de vista até que passam a se sentarem juntos durante uma aula e acabam ficando amigos.

Charlie se apaixona por Nick, apesar de acreditar que ele é heterossexual e de ouvir isso de seus amigos o tempo todo, até que Nick também começa a questionar os seus sentimentos por Charlie também.

Heartstopper: Volume 1, como o próprio título diz, é o primeiro volume de uma série composta por cinco graphic novels – a quinta ainda não foi publicada -, que acompanham Charlie e Nick. Quando Heartstopper: Volume 1 começa acompanhamos toda a história do ponto de vista de Charlie, que é um garoto tímido, que só não passa despercebido na escola porque é o único gay assumido de lá. O leitor então, entra na vida e no cotidiano dele.

A história segue do ponto de vista dele enquanto ele conhece, fica amigo e começa a se apaixonar por Nick, os dois passam a saírem juntos, ainda como amigos, conversar mais e Charlie não só stalkea Nick na internet, como pede ajuda dos amigos para descobrir se Nick, que está dentro de todos os padrões e estereótipos, é mesmo heterossexual, já que ele acha que Nick também gosta dele.

Depois que já acompanhamos boa parte da trama do ponto de vista de Charlie, alguns fatos são narrados do ponto de vista de Nick, que então, aparece um tanto quanto em dúvida em relação a sua sexualidade, já que ele sempre gostou de meninas, mas agora está se apaixonando por Charlie.

Claro que Heartstopper: Volume 1 descreve um romance comum, como outro qualquer, onde os dois personagens se conhecem, se tornam amigos e eventualmente, se apaixonam, o diferencial aqui é que os personagens são dois garotos e que o romance dos dois se desenvolve como uma comédia romântica fofinha, sem tragédias, como era comum em boa parte das obras com personagens LGBTQIA+ até bem pouco tempo atrás.

A história de Charlie e Nick é muito bonitinha e é impossível não se apaixonar por esses personagens e claro, torcer pelos dois. É interessante que o livro aborde, ainda que de maneira bem rápida, a descoberta de Nick, já que Charlie já é assumido e já se entende como gay desde antes da trama começar, e que embora seu protagonista seja um homem gay, ele também tenha um personagem bissexual e uma personagem lésbica.

O livro também fala um pouco sobre homofobia, embora não mostre nada muito violento, sabemos por exemplo, que Charlie sofreu bullying depois que se assumiu e que ele escuta de vez em quando, comentários homofóbicos dos colegas, Heartstopper: Volume 1 também tem um personagem que é gay ou bissexual – isso não fica claro – , mas que não tem coragem de assumir isso. Fica implícito que o livro se passa nos dias de hoje e, portanto, retrata a geração de adolescentes atuais, que na teoria, tem a mente mais aberta, mas ainda assim, Charlie se vê lidando com uma questão tão absurda quanto a homofobia.

O que ajuda bastante Heartstopper: Volume 1 também são as ilustrações, que são uma graça e colocam o leitor a entrar ainda mais na trama.

A leitura é rápida, não só porque a história prende muito e porque é natural queremos saber o que vai acontecer com Charlie e Nick, mas também porque a leitura de uma graphic novel tem menos texto e, portanto, é mais veloz.  

Heartstopper: Volume 1 é uma graphic novel fofinha, que fala de temas realistas de maneira leve e pela qual é impossível não se apaixonar, o livro só tem um defeito gritante: ele acaba rápido demais.

Título no Brasil: Heartstopper: Volume 1

Título original: Heartstopper: Volume One

Autora: Alice Oseman

Ilustradora: Alice Oseman

Gênero: Graphic Novel, Romance, LGBTQIA+

Ano de lançamento: 2018

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 288

Foto: Fernanda Cavalcanti

2 comentários em “Heartstopper: Volume 1, Alice Oseman”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s